• Oleosas • De Formação e de Prospecção de Petróleo • Ácidas e de Processos • Fenólicas • Efluentes Industriais • Chorume (lixiviado) • Outros |
|||
• Acidentes Ambientais - Petróleo • SICI - Sistema Integrado de Combate a Incêndio • Resgate de Cetáceos (Baleias) • Proteção de plantas contra geada e/ou neve |
|||
A EmpresaA EmpresaHISTÓRICOMATRIZ - CURITIBA - PARANÁFILIAIS - SENADOR CANEDO - GOIÁS E MARACANAÚ - CEARÁUNIDADE MÓVEL DE TRATAMENTO DE EFLUENTESQUALIFICAÇÕES
Presença da Bauer Ambiental no Brasil POLÍTICA AMBIENTALObjetivo:Orientar o tratamento das questões ambientais de acordo com os princípios de sustentabilidade do país, respeitando o meio ambiente, a saúde e a segurança ocupacional de todos, além de contribuir para a preservação do meio ambiente oferecendo soluções integradas para a destinação de resíduos industriais.
Princípios:- A busca de melhoria contínua, minimização de desperdícios e a prevenção da poluição. - Executar e promover ações relativas à gestão ambiental. - Divulgar esta política através da educação e treinamento dos funcionários, incentivando-os à condução de suas atividades de maneira responsável em relação ao meio ambiente. - Tornar público os esforços ambientais e o progresso na implementação desta política. - Identificar, relatar e tratar anomalias que possam causar impactos ambientais. - Cumprir com os requisitos da legislação, normas aplicáveis e demais compromissos assumidos.
Diretrizes:Comunicação: As ações de comunicação ambiental devem ser integradas às demais ações de comunicação da empresa, e contempladas em todas as fases do empreendimento: estudos, projeto, construção e operação.
Articulação interna e externa: - As políticas públicas relacionadas ao meio ambiente devem ser consideradas nos processos internos. - Os princípios dessa política devem ser incorporados às parcerias firmadas. - Oportunidades de desenvolvimento sustentável local devem ser potencializadas.
Social: - A linguagem utilizada nos processos de comunicação deve ser adequada ao público que se destina. - Promover um bom ambiente de trabalho favorecendo o desenvolvimento de seus colaboradores, a fim de evitar incidentes e doenças ocupacionais.
Gestão Ambiental: - Os sistemas de gestão ambiental devem ser implantados em todos os setores da empresa. - A empresa deve incentivar o atendimento a requisitos ambientais pelos colaboradores, parceiros de negócios e fornecedores, bem como as ações de combate a desperdícios.
Educação Ambiental: - Os programas de educação ambiental devem ser implantados em todas as fases dos empreendimentos: estudos, projeto, construção e operação. - A continuidade dos programas deve ser garantida mediante sistemáticas de monitoramento e avaliação. - Os dados gerados na avaliação devem ser armazenados em um banco de dados.
POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONALObjetivo:Promover um ambiente de trabalho propício à preservação da saúde física, mental e social, fortalecendo nosso compromisso com o Meio Ambiente e a Responsabilidade Social.
Princípios:- Cumprimento de todos os requisitos legais de SSO aplicáveis dentro da empresa e, quando necessário, aplicáveis também aos clientes. - Analisar e controlar os riscos e incidentes desde a elaboração de projetos até o final do processo de trabalho. - Busca contínua da qualidade na Gestão de Segurança e Saúde, tanto no aspecto ocupacional quanto na qualidade de vida dos colaboradores. - É de responsabilidade de cada um respeitar e cumprir as normas estabelecidas pela direção da empresa, objetivando o bem-estar individual e coletivo. - Garantir que um sistema de gerenciamento de crise e emergência esteja implementado. - Assegurar análises de rotina sobre o desempenho e segurança de todos.
Diretrizes:Comunicação: - As ações de comunicação devem ser integradas às demais ações de comunicação da empresa, e contempladas em todas as fases do empreendimento: estudos, projeto, construção e operação. - Comunicação aberta, estimulando o compartilhamento e aprendizado de práticas adquiridas interna e externamente.
Articulação interna e externa: - Os princípios dessa política devem ser incorporados às parcerias firmadas. - Assegurar que colaboradores e terceiros sejam capacitados e permanentemente reciclados para a execução correta de seu trabalho.
Social: - A linguagem utilizada nos processos de comunicação deve ser adequada ao público que se destina. - Promover um bom ambiente de trabalho favorecendo o desenvolvimento de seus colaboradores, a fim de evitar incidentes e doenças ocupacionais. - Os programas de SSO devem ser implantados em todas as fases dos empreendimentos: estudos, projeto, construção e operação. - A continuidade dos programas deve ser garantida mediante sistemáticas de monitoramento e avaliação. - Os dados gerados na avaliação devem ser armazenados em um banco de dados. - Assegurar a todos o direito de interrupção das atividades frente à identificação e avaliação de riscos graves e iminentes.
REÚSO DA ÁGUA
O uso responsável da água é fundamental no mundo todo. Cada litro de água reutilizada representa um litro de água conservada em nossos mananciais. É uma maneira inteligente e capaz de assegurar que as gerações futuras tenham acesso a esse recurso tão precioso e essencial à vida. Em decorrência de uma relativa abundância de água, nunca houve uma grande preocupação do setor industrial com este insumo. Atualmente, com o surgimento de problemas relacionados à escassez e poluição de água nos grandes centros urbanos, começa haver um maior interesse por parte de vários setores econômicos nos quais a água é utilizada, o que também é motivado pelas recentes políticas federais e estaduais sobre o gerenciamento dos recursos hídricos. O reuso reduz a demanda sobre os mananciais devido à substituição do uso da água potável por uma água de qualidade inferior. Tal substituição é possível em função da qualidade requerida para certas atividades não ser de uma água tão “boa”, como a potável.
Alguns exemplos das utilizações para a água de reuso em sua empresa: - Limpeza de pisos, pátios ou galerias de águas pluviais; - Assentamento de poeira em obras de execução de aterros e terraplanagem; - Preparação e cura de concreto em canteiros de obra, e para estabelecer umidade intima em compactação e solos; - Desobstrução de rede de esgotos e águas pluviais; - Geração de energia e refrigeração de equipamentos em diversos processos industriais; - Reutilizadas em seu processo, desde que não seja ligada a industria alimentícia; - Entre outros.
Os principais benefícios resultantes da adoção de um sistema de reuso da água: - Economia gerada pela redução do consumo de água potável; - Aumento da disponibilidade de água (proporcionando aumento da produção sem incremento de custos de captação e tratamento); - Complementação às ações de responsabilidade social da empresa.
|
|||